O PLANO DE DEUS PARA O CASAMENTO

   

                A Bíblia apresenta os pensamentos e conceitos Divinos sobre o casamento:

*Ele é uma instituição divina que só acaba com a morte de um dos cônjuges.

*Ele deve ser contraído por meio de uma aliança formal que envolve um compromisso indissolúvel de fidelidade e amor incondicional.

*O casamento, nesta dimensão em que vivemos, serve como um símbolo, uma ilustração do matrimonio real que vai acontecer um dia entre Jesus e a humanidade redimida ( a igreja). Por  isso ele é precioso e santo aos olhos de Deus; jamais pode ser profanado e destruído pela separação e o divórcio ( Ef. 5: )

* Ele deve ser legalizado em cartório e diante de Deus com a ministração de um sacerdote que seja efetivamente ordenado.

                Quando realizado apenas diante de um magistrado o casamento tem validade legal, porém não conta com o sêlo da bênção divina. Para uma completa aprovação do céu as duas coisas são necessárias. Apenas uma não basta.

*Em situações de duros reveses e adversidades que desestabilizam a harmonia e a convivência do casal, o casamento deve ser mantido pela honra ao compromisso de aliança e pelo amor incondicional. Por exemplo: há momentos em que uma enfermidade persistente ou mesmo um impedimento natural ou dificuldades na área financeira podem afetar o desfrute habitual das relações sexuais. Nesses casos e em outros “sui gêneris” não é dado a ninguém o direito de quebrar sua aliança matrimonial. A saída sempre será depender de Deus, pois Ele pode transformar qualquer maldição em bênção.

*No ajuntar pela aliança do casamento, marido e esposa passam a ter tudo em comum, ou seja, seus bens, suas finanças dívidas, seus fracassos e vitórias. Por força legal cada parceiro tem direito de reivindicar o cumprimento integral da aliança e seus termos.

*O divórcio  não surgiu como uma direção divina, mas sim como uma invenção humana. Jesus disse em Mateus 5:31,32 que o divórcio só é tolerado ( não recomendado) em caso de adultério.

*Há pessoas sinceras que acreditam poder casar de novo após um divórcio que julgam ser um “mal menor” para suas vidas. Reconheço que há situações difíceis para  arbitrarmos e resolvermos, porém desconfio muito daqueles que são apressados em contrair um segundo casamento após haver divorciado. Ora, o Senhor Jesus respondeu aos fariseus que o experimentavam: “ Foi por causa da dureza do vosso coração, que Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres, entretanto não foi assim desde o princípio. ( Mt.19:8).

                O que tenho a dizer aos irmãos que divorciaram e se casaram novamente é que não os julgarei, mas que cada um dará contas a Deus de tudo o que fizeram e que deixaram de fazer.

Apóstolo Antonio Lisboa

O PLANO DE DEUS PARA O CASAMENTO.doc O PLANO DE DEUS PARA O CASAMENTO.doc
Size : 0.056 Kb
Type : doc
Make a Free Website with Yola.