Os 7 segredos dos crentes vencedores
 null
        Constantemente estamos enfrentando novos e surpreendentes desafios e eles nunca param de cruzar o nosso caminho, isto acontece porque Deus nos chama para o crescimento, amadurecimento e para uma vida de triunfos e grandes conquistas.
        Isto serve para Deus formar em nós a temperança, o caráter e a estatura de Jesus Cristo. Deus sempre tem em mente de nos ver cada dia melhores.
        Com uma fé crescente que o honre em cada novo teste, a cada nova provação e tribulação.
Com um coração reto e cheio de motivações corretas em linha com a sua perfeita vontade, conforme está expresso na Bíblia.
        Deus quer que você seja melhor em tudo, que faça tudo de forma acertada e que cumpra diariamente os seus propósitos elevados, lhe dando frutos que permanecem para que Ele seja glorificado por intermédio da sua vida. Se você acreditar nisso e se apegar ao Senhor de todo o seu coração, você será um grande vencedor nesta geração de Laodicéia para honra e glória de Jesus! Amém.
        O propósito de Deus é levantar uma comunidade de vencedores, chamados a conquistar as multidões como as estrelas do céu e as areias que estão na praia. Por isso receba desde já a unção para se levantar em fé e sacudir todo o pó das fraquezas da carne, a fim de tomar posse de uma vida vitoriosa em Cristo Jesus.
        Nesses dias difíceis pelos quais temos passado, o mundo espiritual tem checado a nossa lealdade a Cristo e a nossa perseverança na fé em santidade diante de Deus.
        O mundo espiritual quer saber se nós não vamos, em nenhuma hipótese e situação, abrir mão das nossas posições em Cristo e se estamos mesmo dispostos a lutar para conquistar novos territórios e um lugar cada vez mais próximo ao coração de Deus. É bom que você saiba que não existem conquistas fáceis, se queremos avançar e possuir o melhor de Deus, se quisermos conquistar os perdidos para Cristo, se queremos ganhar a nossa família para o Senhor, se queremos crescer e prosperar em tudo, temos que estar preparados e bem equipados para vencermos os terríveis gigantes que cercam as nossas heranças espirituais para nos impedir de possuí-las e desfrutá-las.
        A Bíblia nos mostra que Josué é o modelo de um crente vencedor. Vamos então descobrir quais foram os 7 segredos de Josué que o levaram a se tornar um grande conquistador diante de Deus.
Js 1:1-9
      
        1º Josué servia seu líder – discipulador (Js.1:1)
O que vemos em toda a Bíblia é que Deus levanta homens e mulheres para serem seus porta-vozes, seus profetas em meio ao seu povo.
        Deus tem levantado homens e mulheres em cada igreja para apascentar seu povo, eu pergunto, será que você tem toda a preocupação de ser coberto e apascentado por alguém que anda diante de Deus?
        Para ser bem sucedido na vida você não pode andar sozinho, é uma questão séria e vital estar debaixo de uma cobertura espiritual.
        2º Josué enterrou seu passado (Js.2:2)
Quando Deus reafirmou a morte de Moisés, em outras palavras Ele estava dizendo: _ Não se prenda mais ao seu passado. Deixe para trás suas preocupações de ontem. O que passou, passou! Sem dúvida, Moisés representava para Josué um tempo de grandes revelações e moveres de Deus. Josué teria que encarar sua nova realidade e o tempo era outro, os desafios eram outros.
        Josué teria que se contentar com o desafio de conquistar de vez a terra prometida. Josué estava no rumo certo, e ele decidiu enterrar para sempre seu passado. Para você vencer e conquistar sua terra prometida você precisa se concentrar no foco de Deus.
        Você não está caminhando mais ao desconhecido, mas sim está indo na direção de suas heranças em Cristo Jesus. Por isso esqueça o passado, o que deu certo e o que não deu certo, pois agora o Senhor fará maravilhas em sua vida, pois o tempo de grandes conquistas chegou.
        3º Josué se dispôs a agir como um vencedor (Js.1:2b)
Ele se encheu de atitudes vencedoras, esqueceu de tudo o que não deu certo. Quando ficamos concentrados em nossos fracassos, o diabo suga todas as energias da nossa alma e impede-nos de reagirmos e prosseguirmos diante de nossos desafios para vencermos e conquistarmos novos territórios. Eu e você precisamos nos encher de atitudes positivas, nos esvaziando das coisas e lembranças negativas que foram implantadas em nossas mentes. As nossas mentes são terrenos para a lavoura de Deus e do diabo. Se permitirmos que os pensamentos de Deus permaneçam no terreno de nossas mentes, elas crescem e frutificam dando a Deus uma lavoura rica para colher. Mas se permitirmos que os pensamentos do maligno sejam semeados...
Tudo depende do modelo de vida espiritual que temos acolhido e acreditado que teremos no centro de nossas mentes, é tudo uma questão de mentalidade.
        Se temos a mentalidade de uma vida cristã meramente religiosa, só ir à Igreja aos domingos receber uma benção e nada mais, o que vamos colher desta mentalidade e uma vida cristã superficial e insuficiente em todos os aspectos? Que modelo de vida cristã você tem em sua mente?
        Josué tinha um modelo de vida espiritual alimentada e cheia de grandes conquistas, por isso ele aceitou o desafio de encarar os gigantes de Canaã e atacá-los até derrotá-los e despojá-los para prosseguir e vencer. Você precisa ter uma vida cheia de fé e entusiasmo!
        4º Josué não parou de lutar até pisar na terra da promessa.
        Um conquistador em Cristo jamais descrê de seus sonhos, jamais abandona a batalha, jamais para de lutar, jamais se esmorece ao ponto de fugir de seus inimigos.
        A batalha pela conquista de Canaã foi muito mais difícil do que Josué imaginava. Deus requereu dele muita fé, bravura, perseverança. Deus sempre lhe dava uma dose de ânimo e Josué agarrava-se ----- a Deus. Ele pensava: Eu vou chegar lá! Eu vou possuir a promessa de Deus. Está difícil, mas não falta muito. Está difícil, mas o pior já passou, já ficou para trás. Eu não vou desistir agora que estamos para pisar na terra que o senhor prometeu nos dar. Eu vou lutar até pisar nas cabeças dos nossos inimigos e me tornar possuidor da minha benção.
        Hoje Deus quer que você se reanime e se encha do Espírito Santo, que fique entusiasmado e cheio de euforia, de ousadia sem jamais desistir, empenhando todas as armas espirituais. Receba agora uma nova unção que te fará mais que vencedor em Cristo Jesus. Jamais pare de pelejar por suas heranças, saiba que o Senhor é contigo homem vencedor, mulher valente.
        5º - Josué entrou na batalha crendo na palavra empenhada pelo Senhor – v.05
Nós somos vencedores antes da peleja, entramos na batalha já com a guerra vencida.
Ás vezes o inimigo tenta nos sugestionar com assombros e temores. Josué também enfrentou essas setas do mal.
        Josué ao invés de se deixar abater pelo medo e pelo pavor, ele acreditou em Deus e no decreto da sua palavra que lhe assegurava e lhe garantia a vitória. Nós temos da parte de Deus uma palavra liberada, empenhada nas páginas da Bíblia.
        6º - Josué se fortaleceu e se encorajou no Senhor seu Deus.
A situação era realmente crítica, Moisés havia morrido. Toda uma geração de parentes, amigos e companheiros de guerra haviam perecido no deserto. Os inimigos ao redor da terra prometida eram fortes e bem armados. Gigantes aterrorizadores guardavam as suas fronteiras, setas agudas e inflamadas eram arremessadas das altas torres sobre a nação de Israel. O povo de Deus não tinha armas para se defender de seus adversários. Quem estava com Josué depois da morte de Moisés, era uma geração de jovens que cresceu no deserto sem nenhum preparo especial para enfrentar uma guerra daquela proporção.
        A princípio Josué sentiu o baque – o peso da responsabilidade, o desafio a ser enfrentado. Ele chegou a temer os desafios e a se sentir impotente. Mas diante de toda adversidade, ele creu na palavra de Deus, que lhe mandava ser forte e corajoso. Então ele decidiu se fortalecer, se encorajou no Senhor seu Deus e se pôs a marchar em redor de Jericó.
        7º Josué permaneceu rigorosamente fiel a palavra de Deus
A palavra de Deus é a nossa bússola, marchemos para a conquista da nossa Canaã, é luz para nosso caminho e lâmpada para nossos pés, para evitar que tropecemos nos laços que o diabo coloca a nossa frente. Para não errarmos o alvo de Deus, precisamos seguir as precisas orientações e ensinos da Sua palavra.
Passarei alguns princípios que precisamos guardar na nossa vida para sempre tomarmos decisões acertadas.
        Esses princípios em forma de pergunta para aquela pessoa que quer ter vitória.
1º Esta decisão que eu quero tomar se enquadra com a perfeita vontade de Deus para minha vida? Rm 12:02
2º Esta decisão será mesmo para a glória de Deus? I Cor.10:31
3º O que aconteceria se toda a igreja tomasse esta mesma decisão que desejo tomar? I Tm 4:12
4º Esta decisão vai edificar a igreja do Senhor? I Cor.14:13 e 16
5º Esta decisão será um bom testemunho diante do mundo espiritual? Rm 14:13
 
                                                                                 Apóstolo Antonio Lisboa Barbosa